Meu maior inimigo sou eu, disque o 911!

Aqui estou eu mais uma vez para falar sobre ela, Lady Gaga! Como um bom little monster (como os fãs da cantora são conhecidos), eu não me canso de escrever sobre a artista. Desta vez, venho falar sobre o último lançamento da cantora de sua mais recente era, Chromatica, o clipe de 911! Lançado em setembro, o videoclipe traz a cantora de volta para o deserto, depois de Rain on Me, com diversos simbolismos e metáforas (que Lady Gaga faz como ninguém) que devem ser analisados com calma e geram interpretações diversas. 


As especulações que 911 poderia ser o próximo single da artista começaram após sua apresentação no último Video Music Awards. Na premiação, Gaga fez um medley de seus mais recentes sucessos, Stupid Love, Rain on Me, com participação de Ariana Grande e, claro, 911. Além de se apresentar, ela levou 5 prêmios para casa, incluindo artista do ano, e o mais novo prêmio, Tricon Awards, que homenageia artistas que destacam em três ou mais âmbitos artísticos. 


Meu maior inimigo sou eu, disque 911!

Para muitos fãs os videoclipes sempre foram uma forma de conseguir compreender melhor qual era a intenção do artista com seu álbum e, muitos artistas, usavam disto para produzirem clipes bem elaborados, seja com a inserção de easter eggs ou com o simples fato de contar uma história através daquela narrativa (BEZERRA; COVALESKI, 2016). Temos o exemplo de Iggy Azalea em Fancy, que trouxe todo o universo do filme Meninas Malvadas para seu videoclipe. Além de Taylor Swift em Look What You Make Me Do, cujo videoclipe é uma teia repleta de intertextualidades que remetem a sua própria carreira (BEZERRA; COVALESKI, 2016). Lady Gaga também recorre a algumas destas estratégias em seus lançamentos, desde o início de sua carreira com Paparazzi, por exemplo. Pensando nisso, buscamos refletir sobre os elementos que Gaga e sua equipe trouxeram no videoclipe de 911.


Antes de tudo, é importante ressaltar que a letra da música, composta pela própria cantora, reflete um momento sombrio de sua vida, em que ela estava passando por problemas pessoais, como a depressão, advindos, em sua maioria, da fama. 911 é uma música que reflete muito bem a sonoridade de Chromatica, seja em sua letra ou em sua produção, pois mescla letras profundas, sentimentais e batidas, pop, house music e eletrônicas. 

Quase todo o clipe foi inspirado no filme de 1969 “The Color of Pomegranates” (A Cor das Romãs), escrito e dirigido por Sergei Paradjanov. Ele retrata de forma poética a vida do poeta armênio do século XVIII, Sayat-Nova, conhecido como Rei da Canção. 


O videoclipe se inicia com Gaga acordando deitada num deserto, com uma tornozeleira vermelha em seu pé, enquanto uma pessoa vestida de preto a observa de longe num cavalo preto. Ela se levanta e começa a perseguir esta pessoa até chegar numa espécie de vila, que é onde grande parte do videoclipe acontece. 




Logo ao chegar, ela vê um rapaz batendo sua cabeça em uma almofada repetidamente, e uma mulher segurando um corpo mumificado. Em seguida, vemos outra mulher e outro homem se aproximando, ela veste uma roupa branca, de pedras, com uma cruz vermelha no busto, além de segurar uma cobra em sua mão. Já o rapaz, que aparece ao seu lado, veste poucas roupas, porém segura uma espécie de guarda-chuvas e fica rodopiando o mesmo em suas mãos. 




Enquanto isso, podemos perceber Gaga subindo em direção ao céu, segurando uma rosa branca e um objeto em volta de sua cabeça, bem semelhante aos aparelhos que ajudam na respiração. Ela está presa pelo seu pé por uma corda, que o rapaz segura, como se estivesse segurando-a para não subir mais, e a mulher usa um espelho para refletir os raios de sol no rosto da cantora. Até que ele puxa a corda e Lady Gaga retorna para o chão. 


Neste momento, a cantora aparece coberta dos pés à cabeça enquanto as outras pessoas trazem objetos que servem para a composição do cenário, os elementos fazem alusão a a uma espécie de velório. 

(Atriz de verdade, né?! <3)

Agora, quando ela chora e grita desesperadamente, antes de “morrer” o rapaz enfia no coração de Gaga uma espécie de faca coberta de arames farpados, que representam neste caso uma luta com seus demônios internos, vícios ou abusos.

Até que ela acorda e as situações apresentadas até agora vão começar a fazer sentido. O videoclipe inteiro se passou dentro da cabeça da própria cantora após sofrer um acidente de carro. O rapaz com o guarda-chuvas na verdade é o bombeiro que está ajudando a médica, a mulher com roupa branca e cruz vermelha no peito, a reanima-la. E o homem batendo a cabeça na almofada representa o rapaz que também está incluído na batida de carro, porém a almofada é o air bag de seu carro. Já a moça com o corpo mumificado é a esposa do rapaz que Lady Gaga bateu com o carro, na realidade, ela está segurando o corpo do companheiro nos braços e chorando, bem como na alucinação da cantora. 


Nesta imagem acima, podemos ver de forma detalhada tudo o que acontece no videoclipe logo em sua primeira parte, porém somente ao final dele conseguimos juntar todas as peças e enxergar que tudo não passou de um delírio da cantora por conta de seu acidente. 

Faltando pouco para terminar o videoclipe, começa a tocar Sine From Above, outra música de Chromatica, esta em parceria com Elton John. Portanto, pode-se dizer que Lady Gaga tem mais cartas na manga prontas para lançar, visto que 911 estava gravado desde abril deste ano. Enquanto a gente espera o que vem por aí, vamos assistir de novo este clipe maravilhoso e tentar pegar outras referências?! 

Referências

BEZERRA, B.; COVALESKI, R. Pós-Modernidade, Entretenimento e Consumo Midiático: a Narrativa Intertextual Bad Blood. Rumores, v. 10, n. 19, p. 190-208, 2016. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/109269> . Acesso em: 10 out. 2020.


0 Comentários