#Observatório


O #Observatório é uma série de vídeos exclusivos para a web produzido pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual. O foco são entrevistas com pesquisadores da área do Brasil e do mundo discutindo temas ligados a convergência, competências midiáticas, qualidade do audiovisual, consumo e produção de conteúdos, cultura de fãs, cidadania e ética.

Silvia Bacher e Luis Miguel Romero discutem o diálogo entre a competência midiática e a cidadania. Os pesquisadores refletem sobre a importância dos cidadãos críticos no ambiente de convergência.


Cristiane Finger e João Massarolo analisam o papel do telespectador e as novas formas de produção de conteúdos audiovisuais no ambiente da convergência midiática.


Claudemir Viana e Ismar de Oliveira Soares destacam a importante relação entre educação e comunicação para o desenvolvimento da competência midiática dos cidadãos.


Ignacio Aguaded e Alexandra Bujokas de Siqueira falam sobre os MOOCs e como esta ferramenta auxilia a democratização do conhecimento em um processo de coprodução.


Agustín García Matilla e Mario Montaner discutem sobre a importância da competência midiática na formação dos profissionais de comunicação.



Fátima Regis e Monica Fantin discutem a crescente inserção da tecnologia na sala de aula e as possibilidades advindas desta prática para o desenvolvimento de competências midiáticas dos alunos.


Armanda Matos, Maria Alzira e Márcia Barbosa traçam um panorama das pesquisas, que coordenam em conjunto com a Rede AlfaMed Brasil e Internacional, sobre competência midiática.

0 Comentários