Bom, pra mim, este é um questionamento difícil de responder, visto as diversas situações que assolam nosso cotidiano, tanto na nossa vida pessoal quanto como indivíduos de uma sociedade. E, como já dizia o Tio Ben, de Homem Aranha, “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, ter poderes cósmicos, com a possibilidade de mudar a realidade, não deve ser um trabalho fácil, ainda mais lidando com o luto. Mas afinal, do que este texto trata?
Assim nasceu WandaVision, uma minissérie de apenas nove episódios, com direção de Matt Shakman. A trama acompanha a vida da queridíssima Wanda (Elizabeth Olsen) e seu amado marido (morto) Visão (Paul Bettany) após os acontecimentos de Vingadores Ultimato - última grande saga cinematográfica até o momento.
Este texto contém muitos spoilers, então, primeiro assista a série e volte correndo aqui para terminar!
Como o universo da Marvel é recheado de intertextualidade, com suas referências e easter eggs, a série traz em sua narrativa a estética de shows produzidos nas décadas de 50, 60, 70, 80, 90, até chegar aos dias de hoje, fazendo uma ode à TV. Suas referências vão desde I Love Lucy (CBS, 1951 -1957), aclamado seriado dos anos 50, até a contemporânea Modern Family (ABC, 2009 - 2020).
E, se engana quem pensa que a série para de surpreender por aí! Chocando todos e fazendo a alegria dos fãs, Evan Peters, o eterno Mercúrio da franquia X-Men, produzida pela Fox, dá vida à Pietro, irmão gêmeo de Wanda, interpretado por Aaron Taylor-Johnson no MCU. A série também trouxe de volta para seu elenco rostos conhecidos, como Darcy Lewis (Kat Dennings), dos filmes de Thor e o agente Jimmy Woo (Randall Park), de Homem-Formiga e a Vespa.
WandaVision e o o luto
Wanda passa a série toda tentando lidar com a morte, tanto de Visão, quanto de Pietro, motivo pelo qual criou a sua realidade.
Segundo a pesquisadora e psiquiatra Kübler-Ross (1981) o processo de luto passa por cinco estágios diferentes, cada um à sua maneira, para tentar superar a morte de alguém próximo ou uma doença grave. Apesar da identificação dessas etapas, elas não são obrigatórias, ou seja, uma pessoa pode passar por todas elas ou não. Lidar com o luto é um processo único e individual. Na série, podemos observar que a personagem principal vai trilhando o caminho traçado pela pesquisadora, de acordo com os acontecimentos.
1) Negação: Neste estágio, a pessoa envolvida por esse sentimento tende a negar os acontecimentos, criando estratégias para fugir do fato. Segundo Kübler-Ross “A negação funciona como um pára-choque depois de notícias inesperadas e chocantes, deixando que o paciente se recupere com o tempo, mobilizando outras medidas menos radicais [...] Comumente, a negação é uma defesa temporária, sendo logo substituída por uma aceitação parcial”. (1981, p. 51 -52). Podemos perceber claramente esse estágio em Wanda ao perceber o homem saindo do bueiro no meio da noite, com uma roupa de apicultor e com um simples “não”, tudo se desfaz.
2) Raiva: O segundo estágio é a raiva do fato ou dos envolvidos no mesmo. O famoso “não é possível que isso esteja acontecendo comigo” é uma das frases típicas ditas neste momento. Kübler-Ross afirma uma certa dificuldade em lidar com esse estágio, devido ao fato que “esta raiva se propagar em todas as direções e projetar-se no ambiente, muitas vezes sem razão plausível.” (1981, p. 62 - 63). Este estágio se mostra claro quando Wanda, ao ser questionada sobre a morte de seu irmão por Monica, expulsa a agente de seu mundo.
3) Barganha: Aqui, a pessoa em luto faz um tipo de acordo com Deus ou o que ela crê para que a situação se amenize. "Se, no primeiro estágio, não conseguimos enfrentar os tristes acontecimentos e nos revoltamos contra Deus e as pessoas, talvez possamos ser bem-sucedidos na segunda fase, entrando em algum tipo de acordo que adie o desfecho inevitável [...] A barganha, na realidade, é uma tentativa de adiamento; tem que incluir um prêmio oferecido "por bom comportamento", estabelece também uma "meta" auto-imposta (por exemplo, um show a mais, o casamento de um filho) e inclui uma promessa implícita de que o paciente não pedirá outro adiamento, caso o primeiro seja concedido.” (KÜBLER-ROSS, 1981, p. 95, 96). Dentro da série, não há momento em que Wanda barganha com um “ser superior” em troca de sua realidade, pois ela já controla tudo o que está acontecendo em seu mundo.
4) Depressão: Este é o estágio que envolve maior sofrimento interno, ao estar de frente com a iminência da morte e com a impotência de não poder fazer mais para si e para o próximo. Na série, temos um episódio inteiro voltado para Wanda lidando com essa fase, enquanto tudo envolvendo o seu mundo começa a mudar pela perda do controle de suas emoções. Como punição aos acontecimentos anteriores, a protagonista tira um dia de folga de tudo, buscando se isolar de sua vida, alegando que não possui nenhuma resposta sobre o que está se passando. Apesar de ser um episódio mostrando a vulnerabilidade e a crise existencial de Wanda, ele segue a dinâmica cômica, nos moldes de séries como Modern Family, em que os personagens conversam com os espectadores e contam sobre seus sentimentos, quebrando a quarta parede.

1 Comentários
GIPO digitale, new slot machines with fixed fixed jackpots
ResponderExcluirnew 퍼스트 카지노 slot machines with fixed jackpots. 2021-09-03 11:55:05. Updated fun88 vin 2021-09-03 09:52:39. Updated gioco digitale 2021-09-03 09:52:39. Updated 2021-09-02 13:04:24. Updated 2021-09-02 13:03:25.