Legendary e a estruturação do reality na HBO

A conectividade, origem e dinamicidade do Reality Show

O primeiro protótipo de reality show foi idealizado e escrito na década de 1920, por um diretor da vanguarda russa, chamado Sergei Eisenstein e se intitulava Casa de Vidro (CANNITO, 2010). Esse filme, teria como objetivo filmar uma série de cenas independentes, carregadas de analogia e olhares atravessados sobre a realidade. A casa em que o filme se passaria seria um conjunto de grandes blocos de vidro, onde em cada bloco, uma situação diferente e com diferentes personagens aconteceria, como um quarto com um pai e sua filha, amantes deitados em uma cama, brigas entre casais e outras situações que se entrelaçariam com o decorrer da película. O projeto nunca chegou a ser iniciado devido às limitações tecnológicas da época.

Porém, na atualidade já é possível a realização de uma versão atualizada desse projeto, que se intitulou como reality show. Esse um gênero possui diversas variações em seu enredo e continua se reinventando e se mantendo relevante para o mercado e o público. De modo geral , a característica fundamental para qualquer reality é a união de diversos gêneros em um só, o que torna esse formato híbrido. A sua própria produção só é possível pela tecnologia digital de captação, armazenamento e edição dos vídeos que são gravados 24 horas por dia em alguns casos e também sua forte relação com o público que se dá através de múltiplas mídias (CANNITO, 2010).

Por isso, esse tipo de programa já conta com as regras e dinamicidade do mundo digital e como consequência, isso influencia a forma como o telespectador se relaciona com esse tipo de produto.

O reality, tem como premissa principal retratar pessoas e a realidade como ela é, porém isso é praticamente impossível, usando o Big Brother Brasil como exemplo. Boninho afirma que, embora interfira em um reality show, a edição do programa “tem elementos de humor e brinca com o tom dramatúrgico brasileiro” (LEÃO, 2017). Logo, isso demonstra a dualidade da “realidade” apresentada em um programa reality show, ele é um meio jogo, meio drama, ficção e meio documentário tudo ao mesmo tempo. Isso é o que enriquece o enredo do reality, que através das edições de vídeo fazem o programa ser um pouco menos “reality” e mais ”show”. De acordo com a necessidade do programa, a edição ou o enredo do próprio jogo pode dar um tom mais dramático, afim de prender a atenção do público. Para Cannito (2010) isso é o que define o reality como um metamelodrama, que compartilha a base de sua “trama” com o próprio melodrama.


O enredo do reality normalmente, baseia-se em um estilo de jogo, em que os participantes da atração são tanto personagens do programa como jogadores reais. A teia de influências e percepções entre realidade e ficção não atinge apenas o telespectador, mas também seus participantes, que competem por um objetivo, normalmente sendo o de ascensão social e econômica ou de encontrar o amor ideal. Esses objetivos são também em boa parte o arco central das telenovelas melodramáticas brasileiras, o que pode ser um dos motivos do sucesso do formato no Brasil

Nesse viés, o público que assiste um reality sabe da consciência dos participantes do jogo, de que é necessário conquistar o público, ter estratégia dentro do programa e manter relações com os outros participantes para ganhar o prêmio final ou ao menos evitar a rejeição pública quando o programa ir ao ar. Dessa maneira, parte da experiência do telespectador de um reality é julgar qual dos participantes é o mais verdadeiro, e com isso, mais merecedor da recompensa do programa

Dessa maneira o reality show se configura como uma ficção da vida real. Onde se utiliza pessoas reais como os personagens, um jogo com um prêmio final como o arco e as suas histórias pessoais, dificuldades dentro do jogo e relações interpessoais como desenvolvimento da trama e também parte do jogo. Tudo isso somado a edições profissionais e um roteiro do jogo criam o reality show.


O padrão de qualidade e exclusividade HBO

No início dos anos 70, o mercado televisivo estadunidense passou a ser reconfigurado através das evoluções tecnológicas da época. Essas mudanças deram espaço para o surgimento de uma outra opção de acesso a televisão,que se consistia em um plano pago de canais que atendiam a uma audiência que buscava conteúdos que desviasse dos conteúdos generalistas da TV aberta, um mercado de nicho, segmentado e por assinatura (LEÃO, 2017)

Um dos primeiros canais pago dos Estados Unidos foi o Home Box Office (HBO), que surgiu em 1972. A empresa fundou sua marca através da afirmação de um status de exclusividade e qualidade superior de sua programação. O que só foi reforçado a partir dos anos de 1990, ano em que a HBO passa a produzir conteúdos próprios.


Parte dessa estratégia de marketing, era o arrojamento esteticamente elevado e a técnica que a HBO utilizava em suas produções, que se assemelhavam a qualidade cinematográfica. O conteúdo próprio do canal também esboçava a idéia de exclusividade, ele era pautado em segmentos e temáticas bem marcadas, que buscavam atender a sua audiência específica que eram aqueles que poderiam pagar pela assinatura do canal. (LEÃO, 2017)

Com isso, maior competitividade passou a existir nesse mercado, pois mais canais de TV aberta surgiram com os avanços tecnológicos da época. Somado a isso, o padrão de qualidade que, em especial a HBO, estabeleceu, fez com que tanto as TVs abertas quanto as fechadas buscavam, pelo menos em técnica e cinematografia, atingir os padrões da TV fechada para não perder audiência.

Outro fator que distanciava a HBO dos canais abertos, era a sua liberdade de abordar temas. Logo, os assinantes do canal tinham acesso a conteúdos que não podiam ser exibidos em qualquer outro canal, pois continha linguagem e nudez explícita, além de séries que giram em torno de temas tabu na televisão. A HBO como outros canais fechados continuam com essa proposta, o que possibilita o resgate daquilo que por tantos anos foi rotulado como “impróprio”.

O reality show na HBO

Mais recentemente em maio de 2020, a HBO Max anunciou um novo programa em sua grade, que se chama Legendary. Sendo uma produção original HBO, o programa conta com tudo aquilo que a marca reforça em sua programação.

O programa trata principalmente dos personagens, competitividade e ambição que preenche o mundo da dança e performance do ballroom. Nesse reality show, 8 casas de Vogue chamadas Escada, Ebony, Ninja, Gucci, West, St. Laurent, Lanvin, e Balmain competem em diversas categorias como, corpo, hands performance, melhor figurino entre outras. 

Os competidores batalham, em suas respectivas categorias e cada casa faz uma performance completa ao final de cada episódio, para depois, eleger a Casa vencedora daquela semana e garantir uma vaga na competição até a próxima eliminação. 


Ao fim de cada episódio, que segue uma temática específica, uma casa é eliminada até restar 3 finalistas que disputam o título de Casa Superior e um prêmio em dinheiro no valor de 100 mil dólares. 

Para uma comunidade muito marginalizada e marcada pela disparidade social e violência, esse tipo de visibilidade, investimento e chance de ascensão social, faz com que Legendary possua o que é necessário para conquistar um público fiel, relativamente parecido com a trajetória de popularidade do programa Rupaul's Drag Race, embora tratem de temáticas diferentes.

Além das performances e competição em si, cada episódio conta com cenas do backstage durante as apresentações, ensaios de dança e entrevistas com os participantes sobre a competição. Os participantes contam brevemente as suas histórias de vida e superação, além da história por trás da fundação das suas casa históricas de vogue que carregam um legado com orgulho. 

Alguma das casas presentes na série, como a House of Ninja, tem um longo legado na história do ballroom. O dançarino, Willi Ninja, fundou a casa em 1982 e através disso ajudou popularizar o gênero de dança voguing e espalhou seu estilo de dança e estética, que tinham influências das artes marciais e cultura asiática, pelo mundo (Out History) . Essa casa também se destacava por seus integrantes serem multirraciais, a maioria das casas daquela época eram majoritariamente afro americanas, com exceção da House of Xtravaganza, que era majoritariamente latino americana. Hoje em dia a House of Ninja possui mais de 220 integrantes pelo mundo todo.

Como pontuado anteriormente tudo isso segue um formato do gênero reality show, que cria esses laços entre a audiência e os participantes do programa. Aqueles participantes que mais emocionam com suas histórias e são vitoriosos nos desafios têm mais chances de serem os ganhadores.


Ballroom é o nome dado aos bailes que ocorriam em Nova York desde antes de 1960, mas obteve seu ápice nos anos 80. As pessoas que atendiam a esses bailes eram majoritariamente a comunidade negra e latino-americana LGBTQI+, eram justamente aqueles que não eram aceitos em outros espaços dominados pela hegemonia hétero, branca e cis. Logo, os bailes eram ocupados pelas pessoas que tinham justamente essa luta em comum. (Vox)


Legendary segue o padrão de requisitos para coroar as Casas vencedoras do ballroom, as categorias dos bailes e jurados que os competidores devem impressionar. Nesse tipo de competição ou você ganha uma nota 10 ou é cortado da rodada. O painel de jurados conta com o estilista Law Roach, a rapper Megan Thee Stallion, a atriz Jamila Jamil, a dançarina e ícone do ballroom Leiomy Maldonado e o mestre de vogue Dashaun Wesley como MC. O painel de jurados causou um pouco de controvérsia quando vazou uma notícia que afirmava que Jamila, uma mulher cis que nunca teve contato com ballroom seria a MC do programa. 

Na verdade ela é a cabeça do painel dos jurados e a notícia era falsa, mas de qualquer maneira o fato de uma pessoa fora da cena, conseguir esse tipo de contrato em pretérito de pessoas experientes e que já são naturalmente marginalizadas, incomodou alguns artistas, como Trace Lysette da série Transparent. Mais tarde tanto Jamila quanto a HBO Max se pronunciaram sobre o assunto, esclarecendo que a atriz seria apenas uma jurada e não MC. (Mas isso não era o foco da questão levantada, de fato rs)

A HBO Max não poupou esforços ou investimento na qualidade e na estética cativante do programa, além das performances o programa conta com fantasias e maquiagem estilizadas pelo figurinista Johnny Wujek, que já trabalhou para artistas como Katy Perry e Mariah Carey. Em cada episódio as casas criaram um conceito com sua ajuda para seguir a temática de cada semana, como Circus Berzerkus, Wild Wild West ou Atlantis, o que eleva aquilo que os participantes já possuem em talento e atitude no palco e é um critério para a nota dos jurados.


A série já está com segunda temporada confirmada, porém sem data confirmada de lançamento ou gravação devido a pandemia. A continuação conta com 10 episódios e vai ser gravada em Los Angeles.

Referências 

CANNITO, N. A televisão na era digital. Interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus Editorial, 2010. 

LEÃO, L. Quality drama e televisualidade na HBO: uma análise de Família Soprano e Filhos do Carnaval. Dissertação de Mestrado, 133 p. Universidade Federal Fluminense. Departamento de Estudos Culturais e Mídia, 2017.


0 Comentários