15 SÉRIES QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR!

Como já é tradição, passamos as férias buscando as melhores séries de TV que estão no ar. A lista foi feita a partir das discussões do Observatório da Qualidade no Audiovisual e do nosso mais novo projeto O Clube das Séries. Então se prepara que vai faltar tempo para tanta maratona.

Killing Eve (BBC America)


Killing Eve é uma série de investigação exibida em 2018 e produzida pela BBC America. Baseada na série de romances Codename Villanelle, de Luke Jennings, a trama acompanha a investigadora Eve Polastri (Sandra Oh) em sua busca pela assassina de aluguel Villanelle (Jodie Comer). Eve é uma funcionária de serviços de segurança que vê nesta investigação a oportunidade de explorar seu potencial. Já Villanelle é uma assassina talentosa que adora seu trabalho e os luxos que ele a proporciona. Como em um jogo de gato e rato, as personagens acabam ficando obcecadas uma com a outra, o que rende momentos dramáticos e engraçados ao longo dos episódios. A série conta com doses de humor, tensão e ação que somados ao carisma das personagens e ao ritmo da narrativa tornam Killing Eve digna de uma bela maratona.



A segunda temporada de Killing Eve estreia dia 7 de abril.

Mindhunter (Netflix)



Mindhunter é uma série de drama policial produzida por David Fincher,baseada no livro Mind Hunter: Insidet he FBI’s Elite Serial Crime Unit escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker. A trama original da Netflix é ambientada no ano de 1977 e acompanha os agentes do FBI, Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (HoltMcCallany) que entrevistam assassinos serial killers presos para tentar entender como estes criminosos pensam para que consigam resolver determinados casos em andamento. A dinâmica da série é constituída em sua maior parte comos oficiais interrogando os prisioneiros, estudando seu comportamento e psicológico, e, depois tentando colocar em prática o que aprenderam. Por conta disso, o ritmo da história é mais lento e não apresenta ganchos ao fim dos episódios, tornando a série peculiar e única. Apesar disso, seu desfecho é surpreendente deixando o público ansioso para a próxima temporada.



A primeira temporada de Mindhunter está disponível na Netflix, já a segunda será lançada no streaming no segundo semestre deste ano.

Game of Thrones (HBO)



Ambientada no continente fictício de Westeros e Essos, Game of Thrones é centrada nos conflitos e alianças causados pela disputa do Trono de Ferro dos Sete Reinos. Baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, a trama tem como arcos principal a trajetória das famílias Stark, Lannister,Targaryen com as intrigas e indiferenças entre seus membros. Entretanto, as famílias precisarão se unir em prol de se defender da grande ameaça representada pela chegada dos Caminhantes Brancos (White Walkers), uma antiga raça de criaturas do gelo. Com seres mitológicos como dragões, caminhantes brancos, presença de elementos sobrenaturais e cenas grandiosas,Game of Thrones é um sucesso de audiência contando com cerca de 31 milhões de espectadores só na sua 7ª temporada.



Game of Thrones retorna para sua última temporada em 14 de abril deste ano no canal pago HBO.

American Gods (Amazon Prime Video)



Criada por Bryan Fuller, a série American Gods é baseada no romance homônimo de Neil Gaiman publicado em 2001. A trama tem como protagonista o personagem Shadow Moon (Ricky Whittle) que acaba sendo liberado inesperadamente da prisão depois que sua esposa, Laura (Emily Browning) é morta. Logo após, Shadow recebe uma proposta de emprego de um homem chamado Mr. Wednesday (Ian McShane), o que dá início a uma relação que trará várias confusões e mistérios. Wednesday tem a missão de reunir todos os velhos deuses, para enfrentar os novos deuses, como os relacionados à mídia, Media(Gillian Anderson), e tecnologia, Technical Boy (Bruce Langley) que estão se tornando cada vez mais fortes. American Gods possui uma estética exuberante, com cenas impactantes e através dos novos deuses coloca em discussão temas atuais como a influência da tecnologia, a atuação da mídia na nossa vida cotidiana, entre outras questões.




A primeira temporada de American Gods está disponível no serviço on demand Amazon Prime Video e a segunda temporada está no ar pelo canal Starz e com novos episódios sendo lançados a cada semana pelo serviço on demand.


Big Little Lies (HBO)




Big Little Lies é produzida pela HBO e tem como ponto de partida um assassinato misterioso ocorrido em uma festa na cidade de Monterey, na Califórnia. A partir deste acontecimento alguns problemas da comunidade começam a serem expostos assim como as questões das personagens protagonistas, Celeste Wright (Nicole Kidman), Madeline Martha Mackenzie (Reese Witherspoon) e Jane (Shailene Woodley). Celeste é uma ex-advogada que deixou sua profissão por Perry (Alexander Skarsgård), seu marido mais jovem e controlador. Madeline é casada e se compromete a cuidar do lar, fazer trabalho comunitário no teatro local e rodear a vida de todos. Jane é recém-chegada na cidade é mãe solteira e logo é “adotada” por Madeline e passa a fazer parte do grupo de mães com filhos na escola OtterBay. Ao longo da trama de Big Little Lies temas como a violência doméstica, violência verbal, estupro, bullying, traição são trazidos à tona à medida que estes são problemas vividos pelas personagens principais. Ao aprofundar nas personagens, a trama cria mais proximidade do telespectador que passa a se envolver mais com a narrativa.



A primeira temporada de Big Little Lies está disponível pela HBO Go, já a segunda temporada será lançada este ano. A sinopse oficial da segunda temporada diz que a série "vai continuar a explorar a maldade por trás das mentiras, a durabilidade das amizades, a fragilidade do casamento e, é claro, a ferocidade por trás da educação dos filhos". Além disso, a atriz Meryl Streep fará parte do elenco no papel de Mary Louise Wright, mãe de Perry (Alexander Skarsgård)

Star Trek Discovery (CBS All Access)


Star Trek: Discovery é criada por Bryan Fuller e é a sétima série televisiva da franquia Star Trek. A trama segue as viagens da nave Discovery explorando novos mundos e civilizações. Protagonizada pelo personagem Michael Burnam (Sonequa Martin-Green), a primeira temporada é centrada na guerra causada pelas casas unidas dos Klingons contra a Federação Unida de Planetas. Ao longo da guerra, Michael precisa lidar com seus conflitos internos, suas fraquezas e características que fazem parte da sua natureza humana. Star Trek: Discovery traz à tona discussões como bondade, empatia, humanidade e, além disso, a série trata da convivência em harmonia com a diversidade de cada espécie e raça no universo.



A primeira temporada de Star Trek: Discovery está disponível na Netflix, já a segunda está sendo exibida pela CBS All Access com novos episódios sendo lançados a cada semana pelo serviço on demand.

Sex Education (Netflix)


Para aqueles que sentem faltam dos dias áureos dos seriados adolescentes, Sex Education pode ser uma experiência um tanto quanto ambígua. Diferente do que estamos acostumados com as trilhões de temporadas sobre casais heterossexuais brancos e seus problemas de relacionamento, a série incorpora diversos temas tão caros a atualidade. A narrativa central conta a história de Otis Milburn (Asa Butterfield), um garoto tímido que começa a replicar os ensinamentos de sua mãe, a terapeuta sexual Jean F. Milburn (Gillian Anderson), na escola. Outro destaque vai para o brilhante personagem de NcutiGatwa: Eric Effiong, um jovem negro e gay em sua jornada por aceitação pessoal e social.



Com um roteiro bem desenvolvido que consegue unir pitadas de humor britânico com sérias discussões sobre a construção de nossa sociedade, a trama é importante no caminho pela representatividade na ficção televisiva. A primeira temporada já está disponível na Netflix

POSE (FX)


A onda que virou tsunami com o desenrolar da franquia RuPaul’s Drag Race ganha novos contornos no novo seriado de Ryan Murphy. POSE recupera a cultura drag nova-iorquina do final dos anos 80, baseando-se em muitos sentidos no famoso documentários Paris is Burning (Miramax, 1990). Ao retratar a nascente do mundo drag, a série revisita importantes questões para o cenário: jovens gays negros e jovens mulheres negras transgênero se alocam no mundo fantasioso dos bailes enquanto buscam seu espaço na sociedade. Ponto também para inclusão de incríveis atrizes trans no elenco (permitindo autorepresentação) com destaque para as geniais MJ Rodriguez (como Blanca Evangelista) e Dominique Jackson (como Elektra Abundance).



A primeira temporada de POSE estreou em junho de 2018 e está disponível no Fox Play. A série já foi renovada para uma segunda temporada ambientada em 1990 (ainda sem data de estreia anunciada).

Sorry for Your Loss (Facebook Watch)


A nova plataforma de streaming do Facebook iniciou os trabalhos com o pé direito. Em primeiro lugar [TW], Sorry for Your Loss pode conter gatilhos: a temática gira em torno de questões com ansiedade e depressão. Leigh Shaw (Elizabeth Olsen) lida com o luto da morte prematura de seu marido Matt Greer (Mamoudou Athie). Com uma sensibilidade incomum ao retratar tais temas, a série consegue construir uma narrativa complexa que nos leva a pensar como podem se articular a solução de alguns problemas, mas com muito senso de realidade. Afinal, algumas coisas não são passiveis de resolução.



A primeira temporada está disponível gratuitamente na plataforma (com legendas!). Em dezembro de 2018, a série foi renovada para uma nova temporada em 2019 depois de diversas críticas positivas (ainda sem data definida).

My Brilliant Friend (HBO)


Um drama italiano pós-guerra baseado numa série de livros sobre a admiração incondicional que Elena Greco (Margherita Mazzucco) nutre sobre sua brilhante amiga Lila Cerullo (Gaia Girace). A estética cinematográfica desenvolvida pelo diretor Saverio Costanzo e os cuidados com a fotografia tornam esse seriado obrigatório. Como os cineastas neorrealistas, Constanzo constrói uma narrativa ficcional com fortes doses de semelhança ao real, da construção dos espaços cenográficos e da pobreza ao cacofônico som da cidade. Combinada ao excelente texto de Elena Ferrante (autora dos livros e também roteirista), a história é envolvente e seu desenvolvimento, digamos, bastante inesperado.



My Brilliant Friend foi concebida como uma minissérie que abarcaria o primeiro livro da série e está disponível no HBO GO. No entanto, a emissora renovou o seriado para uma segunda temporada (!!!) que deve ir ao ar no final deste ano.

Barry (HBO)


Já imaginou um assassino de aluguel que busca sua redenção na carreira de ator? Barry Berkman (Bill Hader) é a materialização desse pensamento. O seriado da HBO combina comédia e drama de um jeito bastante inusitado, criando a forte figura de um anti-herói que é impossível de odiar. As sequências dos acontecimentos não parecem seguir uma lógica tão concreta e a dualidade do personagem pode ser tão atrativa quanto intrigante. Não se preocupe se você se identificar com Barry, ele é só um ser humano.



O primeiro trailer da segunda temporada, que estreia dia 31 de março, já foi liberado. No HBO GO, você pode conferir a primeira temporada completa.

Steven Universe (Cartoon Network)


Um desenho infantil, mas com a capacidade de abordar debates sérios com leveza, sutileza e amor! Este é Steven Universe! Criado por Rebecca Sugar, o programa teve sua estreia em 2013 no canal pago Cartoon Network e já está em sua quinta temporada finalizada, se encaminhando para o sexto ano. A narrativa segue a vida de Steven, um menino de 14 anos híbrido de uma alienígena, Rose Quartz, que para dar a vida a Steven abandonou sua forma física, seu pai Greg Universe, sua melhor amiga e companheira Connie e suas guardiãs Garnet, Pérola e Ametista, as Crystal Gems.

Apesar de integrar o catálogo infantil do Cartoon Network, a série aborda temas de extrema profundidade e relevância social. Como, por exemplo, os relacionamentos abusivos, o conceito de família, gênero e sexualidade, pressão social e familiar. Um dos destaques da série foi o casamento entre duas das Crystal Gems, Rubi e Safira, que através de um processo chamado fusão, onde os corpos das Gems se unem, uma expressão pura de amor e amizade, formando a atual líder do grupo, Garnet. Este foi o primeiro casamento LGBTQI+ entre duas personagens femininas realizado em animações infantis e que causou bastante repercussão, elevando o programa a um novo patamar para os desenhos infantis.



A série encerrou a sua quinta temporada no início deste ano com um dos episódios mais marcantes e profundos de sua história, esclarecendo muitas dúvidas dos fãs e deixando um gostinho de quero mais para a próxima temporada. Também foi anunciado um filme para o outono estadunidense de 2019. O desenho passa todos os dias no Cartoon Network e sua primeira temporada está disponível no serviço de streaming Netflix.

The Handmaid’s Tale (Hulu)


Baseada na famosa novela de Margareth Atwood e adaptada para a televisão por Bruce Miller, esta a série The Handmaid’s Tale arranca suspiros em seus primeiros minutos. Após as taxas de fertilidade em todo o mundo caírem de forma drástica, um governo ditatorial cristão transforma os EUA na República de Gileade em meio a uma guerra civil, e nesse mundo regido por governantes sedentos de poder, o papel das mulheres que ainda são férteis é de ser uma handmaid, ou seja, uma escrava sexual de famílias ricas que não podem engravidar. As mulheres possuem papel limitado, não podendo exercer qualquer profissão, e nem mesmo ler, vivendo apenas para cuidar do lar. The Handmaid’s Tale é focada na vida de June Osborne (Elizabeth Moss), renomeada para Offred, uma handmaid que serve a uma das famílias mais importantes desse regime totalitário. Capturada, torturada, e separada de seu marido e sua filha, Offred (Elizabeth Moss) busca, na medida do possível, se manter sã nesse mundo caótico, servindo a uma família complexa e cruel, e tentar se livrar de seu enclausuramento.



A trama aborda assuntos como feminismo, feminicídio, preconceitos entre outras pautas pertinentes. O tom sombrio de The Handmaid’s Tale é marcado com imagens frias, azuladas, paisagens com constantes nevascas e chuvas, pouca iluminação e violência. A primeira e a segunda já estão disponíveis no serviço on demand Hulu, e a terceira temporada estreia dia 5 de junho.

The Haunting of Hill House (Netflix)


Quando uma típica família americana se muda para uma mansão no interior do país, só poderia rolar uma coisa: sustos! Com uma pegada sombria, que mistura linhas cronológicas, fantasmas escondidos e uma trama que retrata a depressão, vício em drogas e desconfianças familiares, The Haunting of Hill House é a série perfeita para os amantes de um bom terror! Seguindo a vida da família Crane, o arco se desenrola quando as coisas começam a dar errado na nova casa para onde se mudaram, no que resultou na morte da mãe, Olívia Crane. Com o passar dos anos, uma nova morte assola a família que, ao se deparar com traumas do passado, precisam voltar à antiga residência Hill para dar um fim ao ciclo de mortes que persegue os Crane.



The Haunting Of Hill House é baseada no livro anônimo de 1959, de Shirley Jackson, é está disponível no serviço de streaming Netflix e não há confirmação sobre uma segunda temporada.

Watchmen (HBO)


Baseada nas doze famosas graphic novels dos anos 1980 de Alan Moore para a DC Comics, a série Watchmen produzida pela HBO se passará após os acontecimentos da história original das HQs. Seu arco segue a vida de super-heróis decadentes, envolvidos com escândalos de drogas, mortes e muita violência, retratando o lado sombrio da vida dos heróis em uma época que o mundo estava fragilizado com a Guerra Fria.



A nova série da HBO traz de volta personagens icônicos da cultura pop, como “homem-deus” Dr. Manhattan, Nite Owl II, Espectral, Ozymandias e um possível retorno do icônico Rorschach, supostamente morto ao fim da história original. O teaser divulgado recentemente pela emissora não mostrou muito a respeito da trama, mas já foram confirmados no elenco nomes como Regina King, Don Johnson, Tim Blake Nelson, Louis Gossett Jr., Adelaide Clemens e Andrew Howard. A série ainda não tem data confirmada, mas a estreia está prevista ainda para este ano.



0 Comentários